Maloka e as artes visuais
As paredes da Maloka estão repletas de arte, que vão desde o artesanato trazido do Brasil a pinturas nas paredes feitas por artistas plasticos brasileiras/os. Em ocasiões também realizamos exposicões dentro do nosso espaço dando visibilidade as criações artisticas originarias do nosso país.
Destacamos a primeira imagem de uma jovem indigena da artista plastica de Rondonia, dona Raí. Os desenhos na parede de Lampião e Maria Bonita, assim como a quadro do casal dançando gafieira são obras do artista plastico pernabucano Vanderli Barbosa. O desenho pintado na parede exterior da Maloka é da artista plastica também pernabucana Carina Veloso. Contamos com artesanato da aldeia Guaraní Mbya do Jaraguá, São Paulo; uma obra textil de um grupo de mulheres bordadeiras que fazem parte do movimento social “Linhas de Sampa” e a imagem da recente exposição de desenhos do artista mineiro Edmar Dutra.
A imagem da cabeçera da praça do Pelourinho em Salvador, Bahia, é uma obra coletiva com arte final de Vanderli Barbosa. O mural dos Orixás foi uma composição digital, impressa com aerografia, e com arte final também de Vanderli Barbosa. A atual porta da Maloka, na fotografia junto com o seu criador, o artista plastico africano Yast, foi inspirada na anterior porta da Maloka, obra de Vanderli Barbosa.