Festas
Dia de Iemanjá
Organizamos a Festa de Iemanjá no dia 2 de fevereiro. Iemanjá é a orixá do mar. Ela representa a mãe que cuida, nutre e protege as suas filhas e seus filhos.
Ao ser uma festa com uma forte conotação ritualística, em geral é reservada às pessoas associadas da Maloka, mas algumas vezes abrimos a parte final para o público.
A maneira de se conectar com um Orixá é através das suas comidas, músicas, cores e elementos da natureza. Por isso fazemos uma moqueca – prato com peixe, leite de coco e azeite de dendê, cantamos e dançamos, para sentir a energia da nossa mãe dentro de nós.
Às vezes realizamos festa para outros Orixás nas suas datas. Por exemplo, festa para Oxum, a Orixá do Amor e da Água Doce; festa para Xangô, Orixá do fogo e da justiça. Também fazemos festas para os caboclos e caboclas, que são a representação indígena dentro da cultura afro-brasileira.
Festa de São Cosme e Damião
Faz 15 anos que realizamos a festa de São Cosme e São Damião, a festa dos Ibejis. Essa festa tem relação com a cultura afro-brasileira, se comemora o dia 27 de setembro. É o dia em que, na tradição, se fazem doces, estes se entregam para as crianças. Para a cultura e a espiritualidade afro-brasileira é o Dia das Crianças, considerado o dia dos gêmeos Ibejis. Na cultura afro-brasileira os Ibejis representam as entidades que cuidam das crianças, que trazem prosperidade e alegria. Cuida também da nossa criança, todas as pessoas temos uma criança interior, então nós fazemos essa festa para as crianças pequenas e de idade, para criança interior de cada pessoa que participa. Nos dois primeiros anos fizemos essa comemoração na Maloka, mas o espaço ficou pequeno para a quantidade de crianças que participavam. Então, movemos a festa a um espaço muito bonito em Lavapiés, que chama “Esta es una Plaza”, um espaço comunitário do bairro. Juntamos a comunidade brasileira, fazemos doces caseiros brasileiros e repartimos para todas as crianças que participam. Também organizamos brincadeiras, pintacaras e diferentes atividades.
Forró da Independencia