Homenagem a Zumbi dos Palmares e Dandara

set 18, 2023

Zumbi dos Palmares, figura emblematica da luta do povo negro contra a escravidao no Brasil, nasceu no Quilombo dos Palmares, e liderou a resistencia contra a invasao portuguesa no territorio quilombola, e contra o regime escravocrata. Foi assassinado no dia 20 de novembro de 1695. 

Este é um dia muito importante para o povo brasileiro em especial para comunidade negra dado que é o dia oficial da Consciência Negra, uma importante conquista da população afrodescendente tras anos de luta dos movimentos negros. Além de Zumbi, celebramos a Dandara. Mulher forte e inspiradora que era a comandante do exército de Zumbi. A ela, a Zumbi, e a todo o povo negro que lutou outrora por liberdade, e hoje luta pelo fim do racismo, rendemos homenagem neste día. E desta forma, também lutamos contra toda forma de racismo. Seja ele visível, invisível, velado ou estrutural. Racismo esse, que  até os dias de hoje continua matando, vilipendiando, adoecendo e desumanizando um povo. Um  povo que foi sequestrado, escravizado, desumanizado, massacrado e no auge da sua dor acabou sendo o responsável pela construção do que hoje chamamos Brasil. Pátria onde este povo é tratado como pária. Terra, onde continuam sendo estrangeiros indesejados. Lugar que continua sendo o não lugar de uma existência marginada. Destino que no pós escravidäo foi ao povo preto reservado. 

Nossa primeira homenagem a Zumbi e Dandara ocorreu no dia 20 de Novembro de 2005. Desde então, essa celebração somente foi  interrompida no ano de 2020 devido à pandemia por Covid-19, voltando a ocorrer no ano seguinte (2021). 

Para dar início a essa grande celebração em homenagem a esses verdadeiros ícones da luta pela liberdade, preparamos uma grande feijoada. Comida tipicamente brasileira com origem no período escravista brasileiro. Quando aos cativos lhes era oferecido somente os restos do porco, aquelas partes que não seriam consumidas pelas famílias dos senhores de engenho.  Em um segundo momento realizamos um debate com projeções audiovisuais e diálogos sobre diversidade, luta contra o racismo e temas  relacionados à comunidade negra. O objetivo deste debate é fomentar uma discussão que ponha em evidência a realidade afro brasileira como comunidade em constante e permanente resistência. Tendo o foco na situação da comunidade afro-brasileira, podendo contar também com a participação de pessoas e coletivos africanos.

Após o debate, num terceiro momento, realizamos uma passeata com batucada pelas ruas de Lavapiés até a praça principal do bairro (praça de Lavapiés). Ali, na praça de Lavapiés, possivelmente o bairro com maior concentração de população negra em Madri,  realizamos atividades ativistas tais como: roda de capoeira, cânticos, leitura de poesia, entre outras. Na praça ocorrem diversas apresentações com enfoque na cultura e na resistência negra. Por ultimo,  finalizamos a jornada celebraçao, com um show na Maloka, com apresentaçao de musicos negros. 

É uma festa reivindicativa e as arrecadações realizadas com venda da feijoada e outros produtos típicos afro-brasileiros, são utilizadas para realizar novas atividades da associação.

Veja as fotos do dia da Conciência Negra 2023